Bacia contra alagamentos será finalizada até dezembro em Campo Grande

Prefeitura indica que a bacia de amortecimento do córrego Reveilleau ajudará a prevenir alagamentos na região do Parque das Nações Indígenas

01/11/2023 00h00 - Atualizado em 01/11/2023 às 16h59

Por redação

A obra da bacia de amortecimento do córrego Reveilleau deve ser concluída até dezembro. É o que indicou a Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira (1º). O "piscinão" ajudará a prevenir alagamento e erosão na região do Parque das Nações Indígenas.

São mais 25 operários, três escavadeiras, rolo compactador e quatro caminhões que trabalham para a finalização da bacina ainda neste ano. O córrego fica próximo às avenidas Mato Grosso e Hiroshima, que são vias de acesso ao Parque dos Poderes e bairros como Carandá Bosque, Mata do Jacinto.

Segundo a Prefeitura, foram investidos R$ 5,5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para a maior obra de prevenção a inundações construída em Campo Grande. É, ainda, a primeira pelo sistema de gabião, com maior durabilidade que o sistema tradicional, feita de concreto.

A bacia possui muros de até 4 metros de altura e foi planejada para regular o fluxo de águas pluviais que vão em direção aos lagos do Parque das Nações Indígenas, que vem de bairros localizados acima da bacia, como Carandá Bosque, Mata do Jacinto, Danúbio Azul e Vila Nascente. A bacia de amortecimento do córrego Reveilleau terá capacidade para reter até 40 mil metros cúbicos de água da chuva.

Uma medida complementar e preventiva ao desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas já foi tomada em 2019, com a retirada de aproximadamente, 4 mil metros cúbicos de areia, numa operação que mobilizou duas máquinas retroescavadeiras e 8 caminhões.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros