Por redação
O Brasil registrou mais de 5 mil denúncias de maus-tratos a idosos em outubro. No mês, 11.500 idosos possíveis vítimas do crime foram atendidos em diferentes regiões do país. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Durante o mês de outubro, entre os dias 2 e 30, o país passou pela Operação Virtude, que teve o 'Dia D' na última quinta-feira (26). A ação visa combater à violência contra as pessoas idosas. Ao todo, foram 181 pessoas presas e 46 idosos vítimas de violência resgatados.
A iniciativa contou com apuração das denúncias recebidas via Disque 100 – Disque Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), além de outros canais de atendimento.
O balanço foi divulgado pelo Ministério da Justiça, em coletiva de imprensa total, nesta terça-feira (31). Em dados, foram 5.305 denúncias apuradas, 11.540 vítimas atendidas, 1.007 suspeitos conduzidos a delegacias, 6.601 boletins de ocorrência registrados, 182 presos e 18 adolescentes apreendidos, além da apreensão de armas de fogo.
As ações integradas foram executadas pelas Secretaria de Estado de Segurança Pública de todas as unidades federativas, por meio das Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Órgãos Oficiais de Perícia Criminal e demais parceiros.
Conforme o MJSP, foram investidos R$ 2 milhões para pagamento de diárias aos estados, proporcionar o reforço de efetivo policial para a execução das ações no âmbito da operação. Dos estados, apenas São Paulo não aderiu em razão do prazo para articulação e as inúmeras operações em curso.