Por redação
Mato Grosso do Sul encerrou setembro com saldo positivo de 1,8 mil novas vagas formais. O destaque foi para o setor de serviços, que representa 53% dos postos. Os dados são do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os setores de Indústria (315), Construção Civil (258) e Comércio (249) também apresentaram variação positiva, respectivamente com 315, 258 e 249 vagas. Já o setor de Agropecuária teve decréscimo de 246 no período, em decorrência do fim da safra de soja.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços é caracterizado por atividades bastante heterogêneas quanto ao porte das empresas, à remuneração média e à intensidade no uso de tecnologias. Das 1.801 vagas, 954 foram criadas dentro deste setor.
À nível nacional, o saldo foi de 211.764 novas vagas criadas em setembro. A variação mais alta ocorreu no Nordeste (+1,04%), seguido da região Norte (+0,79%). O Centro-Oeste registrou variação positiva do mercado de trabalho de +0,38% em setembro, à frente do Sudeste (+0,37%) e do Sul (+0,27%).
Para o secretário executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Bruno Gouveia, o desempenho de setembro reflete uma tendência de empregabilidade vivenciada no Estado durante todo o ano. "Mato Grosso do Sul vem apresentando saldo positivo em todos os meses do ano. Em setembro tivemos um ritmo menor de crescimento, em virtude aí de termos uma economia de pleno emprego em MS, com 4,1% de desemprego", salientou.
Vagas nesta terça-feira - A semana iniciou com 5.131 oportunidade no mercado de trabalho, em diferentes cidades do Estado. As opções estão em diferentes setores como comércio, serviços, construção civil e polo industrial.
Em Campo Grande são 1.807 vagas disponíveis em diferentes setores. Já em Dourados, na maior cidade do interior do Estado, são mais 657 vagas.
Os interessados devem ir as unidades da Funtrab espalhadas pelo Estado, levando consigo documentos pessoais, entre eles RG, CPF e Carteira de Trabalho, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 para concorrer às vagas ou da entrada no seguro-desempreg