Câncer é doença urológica mais temida por homens

Segunda doença do tipo que o público masculino mais tem medo é a impotência sexual, revela pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia

29/10/2023 00h00 - Atualizado em 02/11/2023 às 17h54

Por redação

Novembro inicia com combate ao câncer de próstata, a doença urológica mais temida por homens acima de 40 anos, conforme pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgada nesta quarta-feira (1). O estudo indica, ainda, que o exame de toque retal é o temor de um em cada sete homens, principalmente naqueles com mais de 60 anos.

Conforme a SBU, 58% dos homens temem o câncer e 37%, a impotência sexual. Quando o assunto é tratamento, o porcentual de procura é baixo: 46% do público masculino acima de 40 anos só vai ao médico quando sente alguma coisa diferente. Quando a consulta é pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o alcance é de 58% de homens.

Ainda, apenas 32% se demonstram preocupados com a saúde. Os dados são da pesquisa de percepção do homem sobre sua saúde, realizada pela SBU, com o apoio do Laboratório Adium. A aplicação das perguntas foi realizada por meio de aplicativo mobile com homens acima de 40 anos de todas as regiões do país.

O estudo indica que a homens entre 40 e 44 anos correspondem a maior proporção daqueles que buscam especialistas da saúde ao sentir algo. O grupo mais zeloso com a própria saúde se concentra nos idosos, com 78% que fazem exames a cada seis meses ou um ano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, metade dos homens com mais de 40 tem medo ou ansiedade quando pensa na sua saúde. A maioria dos entrevistados afirmam ter conhecimento sobre o câncer (75%) e a prostatite (59%), mas a hiperplasia benigna (HPB), apesar de mais prevalente, é menos conhecida. Apenas 43% têm informações sobre ela.

O desconhecimento da HPB é maior entre os mais jovens, de 40 a 44 anos, somente 39% sabem o que é. A estimativa é de que cerca de 50% dos homens acima de 50 anos terão algum grau de HPB.

Prevenção - Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo é o mais comum entre os homens e causador da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros