Por redação
A Operação Primeiro Gole, deflagrada na manhã desta segunda-feira (30), para retirar de circulação bebidas alcoólicas destiladas falsificadas resultou na apreensão de mais de R$ 150 mil em produtos falsos ou que entraram sem o devido pagamento de impostos no país. A ação foi realizada em quatro estabelecimentos de Campo Grande.
Conforme a Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), foram apreendidas 707 garrafas de bebidas alcoólicas e uma pessoa foi presa em flagrante. Ao consumidor se indica que desconfie de ofertas com valor 30% inferior ao praticado no mercado.
A operação foi deflagrada depois de capacitação de policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) e fiscais do Procon/MS para identificar irregularidades nos produtos.
As empresas alvos estão localizadas nos bairros Coophavilla II, Santa Fé, Vila Planalto e Vila Alba. A primeira delas teve suas atividades suspensas por falta de alvará de funcionamento válido, apresentar indícios de falsificação, produtos sem informação em português e a falta do Código de Defesa do Consumidor. O local só poderá ser reaberto quando todas as irregularidades forem sanadas por seus proprietários.
Todas as bebidas alcoólicas falsificadas terão seu conteúdo descartado, enquanto as garrafas seguem para a reciclagem. Já no caso de descaminho, por se tratar de conteúdo original, elas são encaminhadas para a Receita Federal, a fim de que os tributos sejam devidamente pagos.
Foram ainda apreendidos pelos fiscais do Procon/MS em um dos estabelecimentos 37 cigarros eletrônicos, que tem sua comercialização, importação e propaganda proibidos no Brasil.