Por redação
O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer anunciou que não há mais solicitações pendentes de repatriação por parte dos brasileiros residentes no país. Declaração foi feita neste domingo (29). Os voos comerciais entre Israel e o Brasil foram retomados e estão à disposição daqueles que pretendem retornar. A orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira permanece a de garantir o retorno de todos os cidadãos brasileiros que assim desejarem.
De acordo com Meyer, a embaixada havia registrado um total de três mil pedidos de brasileiros quando a operação de repatriação teve início, culminando na volta bem-sucedida de 1.413 cidadãos. O embaixador também esclareceu que não há brasileiros na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, e que há expectativa de uma "possível repatriação" de cidadãos brasileiros que podem deixar a Cisjordânia através da Jordânia.
"Nós não tivemos mais pedidos de brasileiros", disse Meyer em entrevista à GloboNews. "A instrução que nós tivemos do presidente Lula e do ministro Mauro Vieira é que haverá voos para todos os brasileiros que quiserem retornar. Se houver um número suficiente de brasileiros querendo retornar, haverá voos, mas, no momento, não há esse número."
Na entrevista, Meyer relatou também que a vida tem voltado à normalidade em Tel Aviv, embora ainda seja frequente o toque de sirenes quando a cidade é alvo de mísseis. Ele relatou ainda que o clima no país é de "grande união", embora haja críticas ao governo do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.