Por redação
Período para realização da atualização cadastral e declaração de rebanhos em Mato Grosso do Sul começa nesta quarta-feira (01). Do dia primeiro até o dia 30 de novembro, os produtores rurais com propriedades na região do Planalto e Pantanal devem realizar os processos legais. A declaração é obrigatória para criadores de bovinos e diversos outros animais, desde aves ornamentais até animais aquáticos.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) ressalta que o cadastramento destes animais desempenha um papel fundamental nas iniciativas voltadas para a melhoria do Status Sanitário do estado e nas ações desenvolvidas para área livre de febre aftosa sem vacinação. Além disso, ela assegura o controle sanitário adequado dos rebanhos, promovendo a saúde animal na região.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold destaca o estado está perto de completar um ano da última campanha de vacinação contra a febre aftosa e caminha para alcançar o reconhecimento internacional pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Ele destaca que esta atualização cadastral é feita em duas campanhas, nos meses de maio e agora em novembro. “Portanto a partir do dia 1° de novembro até o dia 30 o produtor tem que fazer a atualização do seu rebanho, em relação a mortes e nascimentos, para chegar na atualização completa do seu rebanho, além de outras espécies”.
O diretor-presidente explicou que uma outra programação está prevista para iniciar em janeiro de 2024, com a realização de monitoramento sorológico e o controle do trânsito, quando se apresenta o pleito para o reconhecimento de “livre de aftosa sem vacinação” junto ao mercado internacional. “Temos que agradecer o comprometimento dos produtores, pois na última campanha tivemos 98% de atualização e queremos chegar aos 100%”.
A declaração é obrigatória para criadores de bovinos e de outros animais como galinha, galinha-d'angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos.
Foi disponibilizado um telefone para retirar as dúvidas dos produtores por meio do 0800-647 67 13. A Iagro também colocou nas redes sociais um tutorial para realização do procedimento cadastral: https://youtu.be/6K5rjtz_l2w.