Por redação
A maior intenção de consumo dos brasileiros nesta Black Friday é investir em eletrônicos. É o que revela pesquisa realizada pela Offerwise a pedido do Google. Os consumidores também devem comprar produtos de áudio e vídeo, roupas e eletrodomésticos com desconto.
O estudo foi feito com dois mil consumidores. Em todas as 30 categorias avaliadas, o nível de definição aumentou em relação à pesquisa do mês de julho. Os principais destaques são eletrodomésticos, com 30% de intenção de consumo, e áudio e vídeo, com 11%.
A Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. Neste ano, será realizada no dia 24 de novembro.
A alta é de cinco pontos e de quatro pontos percentuais na comparação com outubro de 2022. Os consumidores também procuram por roupas e acessórios (35%), eletrodomésticos (30%), calçados (30%) e celulares (25%) são as categorias com mais intenções de compras entre os consumidores neste outubro de 2023.
Um dado curioso levantado pelo estudo é que mostra ainda que os brasileiros se planejam com mais antecedência para compra de celulares, eletrodomésticos, televisão e portáteis é aquela para a qual. Enquanto isso, categorias de uso pessoal e dia a dia, em geral, tem média ou baixo antecipação.
A pesquisa também indica otimismo maior em relação às finanças da casa. A maior parte, o correspondente a 68%, acredita que sua situação econômica familiar vai melhorar até o final do ano, ante 45% no ano anterior. Para 24%, a situação deve ficar igual, enquanto 4% acreditam que irá piorar.