Por redação
Os amantes da pesca têm apenas este final de semana, 28 e 29 de outubro, para aproveitarem a atividade em Mato Grosso do Sul. No domingo do dia 05 de novembro, inicia a proibição da pesca em todo território estadual, em decorrência da Piracema, o período de reprodução das espécies.
Após a data, quem for flagrado pescando pode receber multa e até detenção de um a três anos. A pena, ainda, pode ser cumulativa com a multa. O fim da Pirecema e o retorno da pesca é no penúltimo dia de fevereiro de 2024. o dia 28.
Durante o período de reprodução das espécies, é tolerada a pesca de subsistência exercida por famílias ribeirinhas que dependam do peixe para sua sobrevivência, ainda assim só podem retirar do rio o suficiente para se alimentar, não sendo permitido estocar.
Para quem quer curtir o último final de semana de pesca, é necessário se atentar às normais ambientais vigentes. A primeira providência é emitir a Licença Ambiental, com procedimento totalmente digital. Também é necessário usar os petrechos permitidos e observar outras regras e limitações impostas por leis.
Aos amantes da modalidade Pesque e Solte, devem ser utilizar anzóis lisos, sem farpas, e o peixe pescado deve ser devolvido rapidamente à água no local de onde foi retirado, mantendo-o sempre em posição horizontal, para que tenha condições de sobrevivência.