Por redação
Consumidores brasileiros priorizam limpeza e higiene em restaurantes, bem como um bom atendimento acima de preços. É o que revela uma pesquisa sobre alimentação fora do lar realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O ambiente do estabelecimento também é um fator de peso.
Destes, cerca de 1940, o correspondente a 32,4%, optam por frequentar locais limpos e com higiene nas instalações, 1020 consumidores, isto é, 17% dos entrevistados, locais que possuem atendentes cordiais, educados e conhecidos e 740, o que equivale a 12,4%, prezam por um ambiente agradável.
A limpeza é um fator essencial na rotina de bares e restaurantes. Caso ela esteja em dia, não só evita de clientes consumirem alimentos e bebidas impróprios para o consumo, mas garante o retorno deles ao local.
Por incrível que pareça, as categorias "comida gostosa" e "preço acessível" ocupam as últimas posições do ranking, com 10,3% e 7,2% das respostas.
A pesquisa também avaliou outros hábitos de consumo. Um deles, foi quanto a frequência dos consumidores em "comerem fora". A maior parte, correspondente a 93%, opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento e 66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês.
Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).