Por redação
Seis pontos em Campo Grande oferecem, neste sábado (20), imunizantes contra a paralisia infantil, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite. que Serão cinco unidades de saúde e mais um ponto de vacinação itinerante abertos durante todo o dia, para ampliar o acesso à vacinação de toda a população. Outros imunizantes também estão disponíveis, como Covid-19, gripe e mais.
O público alvo é toda população a partir de dois meses de idade. Há mais de 30 anos o país não registra casos de poliomelite. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus da doença.
No ano passado, o Ministério da Saúde realizou uma campanha de vacinação direcionada especificamente para reforço vacinal em crianças menores de cinco anos de idade, onde somente 46% do público-alvo recebeu o imunizante. Já a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) é aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses, e apenas 81,69% do público teve a cobertura completa em 2022, enquanto a preconização é que 95% do público seja imunizado.
Para facilitar o acesso a todas as doses da rotina da criança, adolescente, adulto, gestante e idoso, haverá plantão exclusivo para vacinação nas UBSs 26 de agosto e Dona Neta e nas USFs Moreninhas, Noroeste e José Tavares, que funcionarão das 7h às 17h.
Um ponto itinerante também será instalado no Norte Sul Plaza, e funcionará das 10h às 18h, tendo à disposição todas as vacinas destinadas para o público a partir de dois meses de idade.
Ainda não existe um tratamento específico para a paralisia infantil. Todos os contaminados devem ser hospitalizados para tratar os sintomas. Mas todo cuidado é pouco, porque os efeitos da doença podem ser graves e estão relacionados com a infecção da medula e do cérebro pelo polivírus.
A pessoa infectada pode desenvolver dores nas articulações, pé torto, crescimento assimétrico das pernas, osteoporose, paralisia, dificuldade na fala e atrofia muscular.