Pesquisadores de MS usam Inteligência Artificial para acelerar diagnóstico de câncer

Software de Inteligência Artificial desenvolvido por pesquisadores da UCDB é capaz de identificar biomarcadores, o que acelera diagnóstico de câncer

17/10/2023 00h00 - Atualizado em 18/10/2023 às 16h13

Por redação

Pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) desenvolveram um software de Inteligência Artificial capaz de identificar biomarcadores. A pesquisa auxilia no rápido diagnóstico do câncer de mama e possui apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Conforme divulgado, o processo tem diagnóstico mais preciso, quando comparado aos exames tradicionais, e pode identificar a enfermidade em seus estágios iniciais, antes do aparecimento de sinais e sintomas.

O software é intitulado "Breast Cancer IA Application” e já foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). De acordo com o pesquisador e coordenador do projeto, Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, o software é capaz de identificar padrões genéticos que caracterizam o câncer de mama, bem como avaliar em qual estágio a doença se encontra.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, algumas com desenvolvimento rápido, outras mais lentamente, com características próprias de cada tumor. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura.

A descoberta precoce dessa doença, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), reduz as chances de morte e aumenta o êxito do tratamento. O exame de detecção da doença, a mamografia, é recomendado para mulheres de 40 a 65 anos,

Com o uso da Inteligência Artificial, os alvos moleculares identificados no estudo podem proporcionar o diagnóstico do câncer de mama em seus estágios iniciais, uma vez que são capazes de diferenciar tecido mamário normal de tecido mamário tumoral nos estágios 1 e 2.

As ferramentas diagnósticas tradicionais são baseadas em exames de imagem, que em sua maioria detectam a patologia a partir do estágio 3 ou ainda, quando não se pode mais garantir que não há formações metastáticas em outras regiões do organismo.

Sobre o estudo - O estudo foi realizado em duas frentes na UCDB: análises informáticas (in sílico) e laboratoriais (in vitro), com recursos de custeio recebidos da Fundect, por meio da chamada PPSUS. Análises de bioinformática bem como a criação do software foram realizadas por meio de linguagens de programação Phyton e “R” nos laboratórios de informática da UCDB.

As etapas possibilitaram a análise de informações de bancos de dados mundiais, como o TCGA (The Cancer Genome Atlas), para identificação de possíveis biomarcadores de câncer de mama.

As análises in vitro, por sua vez, foram feitas com base em coletas de amostras na Santa Casa de Campo Grande (MS) e do Hospital da Cassems. O processamento, armazenamento e análises foram realizadas nos laboratórios de Análises Clínicas e de Biologia Molecular do Programa de Biotecnologia da UCDB, também com recursos concedidos pela Fundect.

A criação de um banco de amostras, também proposta no trabalho, permitirá a validação dos resultados computacionais, bem como deverá potencializar o software em dados genéticos da população sul-mato-grossense e possibilitar a continuação desses estudos.

O estudo contou com a contribuição de diversos estudantes bolsistas de Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos. Os pós-graduandos estavam vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB e os alunos de Iniciação Científica aos cursos de Biomedicina e Engenharia da Computação.

Ao longo da execução do projeto, foi realizado o registro do software, além da elaboração de duas dissertações (mestrado), nove trabalhos de conclusão de curso (TCC) e mais de doze trabalhos de Iniciação Científica. Os trabalhos foram apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros