Por redação
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pela Serasa Experian revela que grande parte dos consumidores do comércio eletrônico utilizam o cartão de crédito da mãe para finalizar as compras. Foram mais de 39,5 mil compras no país. O parentesco menos comum nessas operações são cartões de pais, netos ou sobrinhos.
O estudo foi realizado em outubro e analisou as compras realizadas com os cartões de parentes. Entre as mais de 60 mil transações consideradas no estudo, 65,9% foram finalizadas com cartões de mães. Na sequência foram usados os de irmãos (14,9%), filhos (12,6%), avós (3,2%), tios (1,9%).
A pesquisa revelou que as compras efetuadas com os cartões de avós têm uma probabilidade de contestação 153,8% maior em comparação com as realizadas com os cartões de filhos. O número é 135,7% maior em relação aos cartões de irmãos e um risco 73,7% superior ao das compras feitas com cartões de mães.
O resultado da pesquisa alerta para as fraudes eletrônicas. Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, apontaram que nas investidas criminosas registradas no primeiro semestre de 2023, 45,5% foram no setor de bancos e cartões.
Na avaliação da Serasa, outro dado alarmante foi o crescimento de 18% na quantidade de incidentes ligados a cartões bancários no último trimestre de 2022, em relação ao período anterior, conforme indicou o último Relatório Global de Identidade e Fraude.
As dicas do Serasa para evitar fraudes compreendem a necessidade de garantir que documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos; desconfiar de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado; ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais e cadastrar suas chaves pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências.
Os consumidores também podem não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo; evitar transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão; monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do pix.