Por redação
O Projeto de Lei Complementar que prevê o reajuste salarial de 14,95% aos professores da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE-MS) foi aprovado em primeira votação, na manhã desta quarta-feira (18), pelos deputados da Assembleia Legislativa (ALEMS). O salário é retroativo ao mês de outubro.
Os deputados votaram unanimamente para a aprovação do Projeto de Lei Complementar 14 de 2023, do Poder Executivo. Além do reajuste, está previsto o congelamento do valor do piso salarial até 2026.
Com o reajuste, os professores efetivos da REE-MS passarão a receber R$ 5,9 mil pela carga horária de 20h semanais. Ontem (17), o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), professor Jaime Teixeira e a vice, Deumeires Morais se reuniram com o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP).
A temática da reunião foi a urgência de definição da implementação do Auxílio Alimentação dos Administrativos da Educação, da construção de uma nova Política Salarial para os professores Convocados, da importância da realização de concursos públicos e sobre o Projeto de Reajuste Salarial dos(as) Professores(as), que tramitava na Assembleia.
O texto deve ser votado novamente nesta quinta-feira (19). O governo também concederá, via decreto, reajuste de 10% no salário dos 12.683 contratados do grupo magistério. Caso aprovado o projeto, seguirá para a sanção do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.