Por redação
A partir do dia 20 de janeiro do próximo ano, a Venezuela será a anfitriã do Pré-Olímpico de futebol masculino. Competição selecionará times que seguirão para os Jogos de Paris 2024. O anúncio foi feito pelas redes sociais da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) neste sábado (14).
O torneio Sub-23 será realizado nas cidades de Caracas, Valencia e Barquisimeto. O Brasil, atual bicampeão olímpico, competirá por uma das duas vagas para os Jogos de Paris, juntamente com outras nove nações, sendo elas a Argentina, a Bolívia, a Colômbia, o Chile, o Equador, o Paraguai, o Peru, o Uruguai e Venezuela. Final do Pré-Olímpico está agendada para o dia 11 de fevereiro.
A seleção brasileira feminina não precisara participar do torneio pois já assegurou sua vaga nos Jogos de Paris, ao conquistar a Copa América no ano anterior. Título dispensa a necessidade de participar do Pré-Olímpico.
No Pré-Olímpico masculino para os Jogos de Tóquio, realizado na Colômbia em janeiro de 2021, o Brasil garantiu a vaga em segundo lugar, atrás da campeã Argentina.
A seleção brasileira faturou dois ouros olímpicos seguidos: o primeiro na Rio 2016 e depois na edição de Tóquio. Anteriormente, o país já havia faturado prata na Olimpíada de Londres (2012) e bronze nos Jogos de Pequim (2008).