Por redação
O Parque Estadual Matas do Segredo recebe, entre os dias 22 e 29 de outubro, duas armadilhas de caixa para captura de antas. Os animais farão parte de estudo sobre saúde das antas na capital e receberáo colares de rastreamento via satélite.
A atividade faz parte do Projeto Antas Urbanas, desenvolvido pela Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB), projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Essa é a terceira edição da campanha em Campo Grande.
O objetivo é monitorar a espécie em Campo Grande, para avaliar sua ecologia espacial e saúde. Com os dados coletados espera-se desenvolver e implementar estratégias locais para a conservação da anta brasileira, espécie ameaçada de extinção no Cerrado, de acordo com a Lista Vermelha do Instituto Chico Medes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Duas armadilhas de caixa foram instaladas no Parque Estadual Matas do Segredo, em 2022. Nas primeiras campanhas do Projeto, duas antas foram capturadas. A primeira foi um macho adulto de aproximadamente oito anos, capturado com um dardo anestésico no Parque dos Poderes, em julho 2022. O segundo indivíduo foi um macho sub-adulto, capturado com armadilha de caixa na Mata dos Segredos, em janeiro de 2023.
Ambos os animais receberam exame físico geral, microchip de identificação, colar para monitoramento remoto e tiveram seus materiais biológicos coletados.
Apesar de sua importância, a anta brasileira está ameaçada de extinção no Cerrado, de acordo com a Lista Vermelha do Instituto Chico Medes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A espécie está listada como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
As principais ameaças à anta brasileira são: destruição e fragmentação do habitat, colisões veiculares, contaminação por agrotóxicos e caça. A expansão dos centros urbanos também é uma ameaça devido à fragmentação e perda de habitat. Além disso, pode ocorrer a transmissão de agentes infecciosos que acometem animais domésticos.
Desde o início do Projeto Antas Urbanas, a INCAB-IPÊ já recebeu cerca de 250 relatos de avistamentos na cidade. Apesar do grande número de avistamentos de antas em Campo Grande, nada se sabe sobre a ecologia e saúde desses animais. Em caso de avistamentos de anta na capital, a população pode entrar em contato com a equipe do Projeto por meio das redes socias (@incab.brasil) ou pelo WhatsApp (67 99189-7817).