Por redação
Um setor dedicado à fabricação de placas de trânsito é realidade em Campo Grande. A produção é da própria Agência Municipal de Trânsito (Agetran), que trabalha com o reaproveitamento de materiais danificados. A ação reduz custos e garante a manutenção da cidade.
O setor exclusivo dedicado à fabricação de placas de sinalização que atendem toda a cidade é localizado na sede da Agetran. A diretora-adjunta da Agetran, Andrea Figueiredo, destacou que os trabalhadores desse setor executam atividades com serigrafia e plotagem, utilizando recursos próprios.
“A Agetran tem um setor próprio de produção de placas, que é uma coisa pequena, mas atendemos a cidade toda. Nós fazemos a maioria das placas de regulamentação, de advertências, placas de orientação. A sinalização que acontece nos bairros somos nós que fazemos. O pessoal produz muito aqui”, disse a diretora.
Além da produção própria, a Agência desempenha um papel fundamental na reposição de materiais danificados em acidentes de trânsito que envolvem danos ao patrimônio público, como batidas em postes de sinalização ou quebras de semáforos.
Conforme a diretora-adjunta, as equipes recolhem os objetos e tentam reutilizar todo o material que é possível, com reformas, cortes e transformação das peças. Dessa forma a “reciclagem” proporciona economia, sustentabilidade e maior utilização de objetos.
Com a produção própria de placas e o comprometimento em manter a sinalização em perfeitas condições, a Agetran demonstra o empenho em garantir a segurança e a organização do trânsito na Capital, contribuindo também para boas práticas administrativas.