Por redação
O Governo Federal mobilizou seis aviões para resgatar brasileiros que se encontravam no Oriente Médio durante o confronto entre Israel e o grupo Hamas. O primeiro desses aviões, um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, partiu de Tel Aviv nesta terça-feira (10), com 211 passageiros.
Conforme informações da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave seguiu diretamente para Brasília. O pouso ocorreu durante a madrugada, por volta das 4h desta quarta-feira (11).
Até a manhã do dia anterior, aproximadamente 2,2 mil brasileiros haviam entrado em contato com a embaixada brasileira em Tel Aviv em busca de assistência para deixar Israel. De acordo com o Itamaraty, a maioria dessas pessoas são turistas que estavam visitando Tel Aviv e Jerusalém quando o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, iniciou um ataque contra o território israelense no último sábado (7).
O Ministério das Relações Exteriores informou que aproximadamente 14 mil brasileiros residem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para explorar locais considerados sagrados ou para participar de eventos.
Neste momento inicial, o Itamaraty prioriza o retorno dos cidadãos que têm residência no Brasil e estavam na região do conflito sem passagem de volta para o Brasil.
O Escritório de Representação em Ramala, na Cisjordânia, segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.
Contato - A Embaixada do Brasil em Tel Aviv publicou um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação.
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.