Por redação
Mulheres com idade entre 40 a 65 anos podem realizar gratuitamente o exame de mamografia no Hospital do Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão até o dia 31 de outubro. São 80 senhas distribuídas por dia até as 16h, de segunda à sexta-feira. Neste feriado, no entanto, o serviço fica interrompido.
A mamografia é essencial na prevenção do câncer de mama. A descoberta precoce dessa doença, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), reduz as chances de morte e aumenta o êxito do tratamento.
O exame é recomendado para mulheres de 40 a 65 anos, justamente a faixa etária alvo das ações do Hospital do Câncer. As 80 senhas são distribuídas por ordem de chegada, a partir das 6h. Não é necessário preparo para o exame.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, algumas com desenvolvimento rápido, outras mais lentamente, com características próprias de cada tumor. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura.
A ação integra a campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A campanha preventiva visa compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
No Brasil, o Ministério da Saúde, através do SUS, fornece tratamento integral e gratuito. De acordo com estatísticas do INCA, câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras. No Brasil estimam-se 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, o índice do INCA aponta 910 novos casos da doença.