Por redação
Mato Grosso do Sul possui mais de 57 mil processos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em andamento. Destes, 20,1 mil precisam ser finalizados até 31 de dezembro, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estendeu o prazo para conclusão dos processos iniciados entre 2019 e 2022, por causa da pandemia de Covid-19. Nessa sexta-feira (6), Centro de Formação de Condutores (CFCs) podem realizar agendamento dos exames práticos.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) informou que fará na próxima semana um mutirão que vai ofertar 865 vagas para exame prático nas categorias A, B, C, D e E.
Na segunda-feira (9) serão disponibilizadas 400 vagas para exames na categoria B, sendo 200 por período. Na terça-feira (10) o período matutino será para 200 vagas da categoria A. Durante à tarde serão: 200 vagas na categoria B, 10 vagas na categoria C, 30 para a categoria D, e 25 para a categoria E.
O processo para tirar a CNH possui o prazo máximo de 1 ano para conclusão de todas as etapas. Contudo, os processos de primeira habilitação foram prorrogados durante a pandemia e se encerrariam em 31 de dezembro de 2022. Em novembro do ano passado, o Contra prorrogou por mais um ano, em decorrência da dificuldade no agendamento dos exames.
Em números, segundo o Detran, os processos do período de pandemia em andamento são:
- 10,5 mil, que precisam passar pelo exame prático de carro;
- 9,6 mil, que precisam do exame de moto.
- 7,2 mil iniciados neste ano na fase de agendamento do exame prático de categoria A (moto);
- 10,2 mil iniciados neste ano na fase de agendamento do exame prático na categoria B (carro).
O próximo mutirão de atendimento para exame prático está previsto para os dias 30 e 31 de outubro, e 1º de novembro. O Detran-MS recomenda que os futuros condutores não deixem para última hora, pois há risco de não conseguirem vaga diante da demanda.