Por redação
Após derrotar o Palmeiras, por 4x0 nos pênaltis, na noite desta quinta-feira (5), o Boca Juniors garantiu uma vaga na final da Copa Libertadores e enfrenta, em 04 de novembro, o Fluminense. Essa será a 2ª final do time brasileiro, e a 12ª dos argentinos, que já se encontraram em semifinais da competição de 2008 e 2012.
A vaga dos argentinos foi alcançada, no Allianz Parque, com uma vitória sobre o Verdão de 4 a 2 na disputa de pênaltis. No tempo regular, o placar empatou em 1 a 1. Outro empate entre os times foi na semana passada, na Bombonera, quando o placar terminou no 0 a 0.
Com a vitória dos argentinos e do Tricolor das Laranjeiras, que garantiu a vaga na decisão ao derrotar o Internacional em Porto Alegre, os times definirão quem fica com o troféu da principal competição de clubes da América do Sul. O jogo será no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Essa é a primeira final do Boca desde 2018. O time empatou em todos os confrontos do mata-mata: contra o Nacional (Uruguai) nas oitavas, o Racing (Argentina) nas quartas e o Palmeiras na semifinal.
O Tricolor das Laranjeiras e os xeneizes se esbarraram em duas semifinais da Libertadores. Em 2008, Fluminense eliminou o Boca e perdeu para o time equatoriano LDU Quito nas finais. Em outra ocasião, 2012, foi a vez do Boca eliminar o Flu, antes de perder para o Corinthians.
A Copa Libertadores da América é a principal competição entre clubes da América do Sul. São times de dez países ligados à Conmebol: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Bolívia e Paraguai.
Realizada anualmente, a última edição, de 2022, consagrou o Flamengo como campeão, que derrotou de 1 a 0 o Athletico-PR.