Recurso no diretório do PT pode adiar decisão sobre candidatura na Capital

Um recurso no diretório nacional do partido deve adiar o anúncio da escolhida do partido

03/10/2023 00h00 - Atualizado em 03/10/2023 às 13h27

Por Wendell Reis | InvestigaMS

A novela sobre a indicação da pré-candidata do PT à Prefeitura de Campo Grande pode não terminar nesta quinta-feira (5), conforme planejado. Um recurso no diretório nacional do partido deve adiar o anúncio da escolhida do partido.

“A Comissão Executiva Nacional do PT aprovou no dia 28 de setembro uma resolução que estabelece as diretrizes para a indicação de candidaturas do PT para a Federação Brasil da Esperança nas eleições de 2024. No entanto, há um recurso pendente no Diretório Nacional do PT sobre os critérios de deliberação dos Diretórios Municipais para a indicação de candidaturas. Diante disso, o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) orienta os municípios, onde ainda não há consenso, a ampliar a construção coletiva e o debate interno, buscando ampliar a unidade em torno da nossa tática eleitoral e aguardar a deliberação do Diretório Nacional, antes de deliberar a respeito da escolha de candidaturas para homologação das Executivas Estaduais e Nacional”, diz o comunicado.

Com a nova orientação, a pré-candidata do PT, Giselle Marques, que costurava acordo com as outras pré-candidatas do partido (Camila Jara, Bartô Catanante e Eugênia Portela), entende que o anúncio deve ser adiado.

“Na plenária nós mulheres pré-candidatas nos unimos e anunciamos que não iremos para a disputa, que estaremos atuando juntas e unidas pelo consenso. Com o novo prazo, ganhamos fôlego para aprofundar o processo de diálogo e amadurecer a melhor escolha”, opinou.

Procurado pela reportagem, o presidente municipal do partido, Agamenon Rodrigues, disse que não foi comunicado da decisão de Giselle e que, portanto, continua valendo a reunião do dia 5, onde o partido anunciará Camila Jara como pré-candidata.

“Aqui existe acordo. A executiva municipal já tirou o nome por unanimidade, com apoio da bancada federal, estadual, de vereadores. As próprias companheiras que reivindicavam, apoiaram o nome da Camila. A única coisa que fizeram foi solicitar que o anúncio fosse no dia 5. Aqui tem unanimidade. Não existe mais nenhuma disputa interna. O anuncio da candidata é Camila Jara”, declarou.

Questionado sobre o retorno de Giselle para à reportagem, onde fala do novo prazo, Agamenon reforçou que ela precisará oficializar o partido. “Tem que fazer isso dentro do partido. Ela não oficializou. Fez acordo entre as quatro, chancelado pela deputada Gleice e vereadora Luiza Ribeiro. Esse anúncio foi feito por elas. Se está rompendo o acordo firmado, aí é uma questão de cunho pessoal dela, mas a deputada Gleice Jane disse que não haveria mais divergência, só não gostaria de anunciar dia 23. Até então, dentro do partido, ela não fez ainda isso. Se fizer, vamos discutir qual encaminhamento tomar”, concluiu.

A resolução do PT, contestada nacionalmente, define que nos Municípios onde não houver consenso, o Diretório Municipal deliberará até 30 de novembro de 2023 sobre as candidaturas ou propostas de coligação e quando a decisão tiver o apoio de 2/3 de dos membros da instância, a decisão seguirá imediatamente para a homologação das instâncias superiores. Quando não for possível alcançar 2/3 dos membros do Diretório, a Instância Municipal decidirá pela realização de prévias ou Encontro Critérios para indicação de candidaturas do PT.

LINK|-|https://investigams.com.br/2023/10/03/recurso-no-diretorio-do-pt-pode-adiar-decisao-sobre-candidatura-na-capital/|-|InvestigaMS


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros