Por Victória Bissaco
Nesta terça-feira (3), vereadores, prefeitos e servidores públicos de Mato Grosso do Sul foram formandos da primeira turma Gestão Pública da Faculdade Insted. O curso teve duração de dois anos e envolveu disciplinas para o aprimoramento das técnicas de liderança, com uma gama de conhecimento para enfrentar os complexos desafios da gestão pública.
Foram 21 prefeitos formados, bem como vereadores e gestores. O patrono da primeira turma foi o ex-governador do estado, Reinaldo Azambuja. Ao MS Conecta, destacou a importância da qualificação na gestão pública.
“Nos oito anos que governamos Mato Grosso do Sul, procuramos criar um modelo de gestão com muita eficiência, transparência, resultado e entrega. Quando você forma líderes com mandatos, que são prefeitos, prefeitas, vereadores, e também servidores públicos, que têm uma vida no setor público de 30 anos por concurso e mérito, qualificá-los para uma melhor prestação de serviço e trabalhar melhor entregas ou políticas públicas, aquilo que sonha o cidadão de todas as cidades, é muito positivo”, destacou o ex-governador.
A diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai comemorou a formatura da primeira turma. “É um momento de muita emoção, muita alegria. Ficamos muito emocionados e agradecidos de ver esse resultado. Estamos formando esses gestores públicos para que eles possam realmente atuar na liderança de cada município”. Neca Bumlai adiantou que as inscrições para o próximo grupo, em 2024, estão abertas. "Quem se interessar e quiser participar desse curso, em fevereiro começa uma nova turma".
O curso em Tecnologia em Gestão Pública tem como foco o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão pública, por meio de ferramentas e técnicas direcionadas. O profissional com essa formação pode atuar desde órgãos públicos a empresas de planejamento e instituições de ensino.
O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Valdir Couto de Souza Junior destacou que o curso irá auxiliar os diversos prefeitos integrantes da Associação. “No segundo semestre de 2020, nós buscamos a Insted para uma formação para os gestores públicos do estado. Hoje, a gente encerra esse ciclo. Na época, de 30 a 40 prefeitos iniciaram, quem entendeu naquele momento que não poderia fazer, indicou um servidor. Então, formam prefeitos e prefeitas, e também, está sendo formado servidores públicos”.
Conforme a Faculdade Insted, o curso de Tecnologia em Gestão Pública trabalha áreas como Governança Estratégica na Gestão Pública; Sistemas de Controle e Auditoria na Gestão Pública; Contabilidade; Empreendedorismo Governamental, com ênfase em Gestão Micro empreendimentos Empresariais e Economia Solidária; Compliance, Ética e Transparência na Gestão Municipal.
O atual governador Eduardo Riedel também esteve presente na cerimônia. “A gente tem visto que cada vez mais o gestor público tem sido chamado pela sociedade a responder uma gestão e uma política de resultado. Então pessoas capacitadas, que passam por conhecimento teórico, prático e, sem dúvida nenhuma, responder melhor”, destacou. Também compareceram ao evento o senador Nelsinho Trad e ex-senador Pedro Chaves,