Sistemas do Cadastro Único ficarão fora do ar nesta terça-feira

Acesso ao sistema foi interrompido para manutenção e ajustes do Governo Federal; SAS atenderá quantidade limitada

02/10/2023 00h00 - Atualizado em 03/10/2023 às 00h57

Por redação

Nesta terça-feira (03), a Secretaria de Assistência Social (SAS) estará atendendo uma quantidade limitada de pessoas que procuram o serviço de Cadastro Único (CadÚnico). Limitação se deve a indisponibilidade do sistema do cadastro, que está fora do ar desde segunda-feira (02) para realização de ajustes na base de dados pelo Governo Federal.

Gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão explica que o cadastro será realizado de modo manual nas unidades de atendimento da capital (Central do CadÚnico, Cras, Centros de Convivência e Centro Pop), mas a atuação da equipe técnica das unidades ficará limitada e impossibilitada de consultar a situação das famílias e imprimir a folha resumo.

“Aquelas famílias que precisam de comprovante de cadastramento podem acessar o aplicativo do CadÚnico e as que não tiverem urgência no atendimento podem procurar as unidades a partir de quarta-feira (04), quando o sistema será restabelecido”, explicou.

O que é

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Podem se inscrever no CadÚnico as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa.

Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o CadÚnico como base para seleção das famílias, entre os principais estão o Programa Bolsa Família, Programa Minha Casa, Minha Vida, Carteira do Idoso e Tarifa Social de Energia Elétrica.

As famílias que se enquadram na renda estabelecida pelo CadÚnico podem procurar um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) ou a Central do Cadastro Único, localizada na Rua dos Barbosas, 321, bairro Amambaí. Para realizar o cadastro, deverão levar consigo os documentos pessoais de todos os membros da família, além de um comprovante de residência.

Após o cadastramento é importante manter os dados sempre atualizados para que os benefícios não sejam cancelados.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros