Por redação
Levantamento realizado pelo Serasa aponta que sete a cada dez idosos brasileiro consideram o dinheiro de uma aposentadoria insuficiente para viver. Além disso, 58% dos idosos afirmam não ter conseguido realizar um planejamento financeiro adequado para a terceira idade.
De acordo com a pesquisa, um terço daqueles com mais de 60 anos está utilizando as reservas financeiras que acumularam ao longo de suas vidas. Os gastos da com saúde estão entre os mais relevantes para 49% dos idosos ouvidos, atrás apenas dos gastos com alimentação, considerados os mais relevantes por 69%.
O levantamento entrevistou 1.649 idosos. Grupo respondeu um questionário virtual de 40 perguntas, entre 22 e 26 de setembro. A confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.
Veja mais informações sobre os entrevistados no infográfico abaixo:
Educação financeira para idosos
A educação financeira é uma ferramenta recente no país e deve beneficiar as próximas gerações na preparação para aposentadoria. Pesquisas recentes já revelaram que as faixas etárias entre 18 e 50 anos passaram a consumir muita informação sobre finanças através das redes sociais e dos influenciadores.
Mesmo com maior acesso, ainda há dúvida sobre a compreensão e a disciplina para garantir mais segurança na terceira idade. “Não é um processo que acontece com tanta rapidez. Até porque ainda não está claro o impacto que a educação financeira pode causar numa vida econômica mais sustentável. Porque a mudança precisa ser comportamental, não é apenas preencher as contas num caderno”, diz Fernando Gambaro, diretor do Serasa.