Semana da Criança terá de brincadeiras a orientações sobre violência infantojuvenil

Evento será realizado de 10 a 15 de outubro com palestras, atividades infantis e lançamento da Casa Sophia

01/10/2023 00h00 - Atualizado em 02/10/2023 às 20h51

Por Victória Bissaco

A Prefeitura de Campo Grande realizou na manhã desta segunda-feira (2) o lançamento da Semana da Criança, uma ação que ocorre entre os dias 10 a 15 de outubro, na Vila Morena, antiga Cidade do Natal. O evento reúne atividades voltadas para a diversão das crianças e também para o alerta da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O evento é realizado em parceria com os Conselhos Municipal e Estadual de Pastores, a fim de conscientizar e orientar a população sobre os casos de violência que ocorrem com as crianças e adolescentes. Do dia 11 a 14, será realizado o workshop Defesa da Criança, com capacitações e palestras aos pais, responsáveis e educadores.

Conforme a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, a parceria com os conselhos religiosos é estratégica para alcançar grandes parcelas da sociedade. “Esse evento é voltado para todas as religiões, porque o combate a violência não tem religião e não tem cor. É para toda a sociedade".

A programação também contará com a implementação de um medidor de casos de violência infantil na Vila Morena e o lançamento da Casa Sophia, um local dedicado ao acolhimento das vítimas que leva o nome da menina de apenas dois anos morta em janeiro deste ano pela mãe, Stephanie de Jesus da Silva e pelo padrasto, Christian Campoçano Leitheim.

O caso chocou a população campo-grandense no início do ano, especialmente pela crueldade na qual a menina Sophia de Jesus foi morta. A Casa oferecerá proteção a mães, crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, submetidas a violação de direitos.

A prefeita explicou que, na maioria dos casos de mulheres em situação de violência doméstica e que possuem filhos, as crianças também são vítimas. O presidente do Conselho de Pastores de Mato Grosso do Sul, Wilton Acosta reafirma a importância de capacitar educadores para reconhecer alunos e alunas vítimas de violência.

“Os nossos professores precisam olhar para as crianças, porque elas transmitem sinais, se estão sendo violentadas ou não, sofrendo algum tipo de abuso. Precisamos preparar os nossos professores para ter um olhar mais afetivo”, justificou

Programação

O primeiro dia de atividades começa às 14h com animação e brincadeira para as crianças, além do lançamento do “abusômetro”, um painel virtual de estatísticas, fixado ao site que contém toda a programação do evento SOS Crianças – Rede de Proteção à Infância, também palestras e apresentação de teatro, dança, orquestra e ballet.

Na quarta-feira (11), a partir das 14h30, tem início a palestra sobre autolesão e suicídio em crianças e adolescentes com a psicanalista Ângela Maria Coimbra. Pouco mais tarde, às 16h, uma outra palestra aborda a prevenção ao abuso sexual infantil – Identificando sinais de abuso e violência sexual, ministrada pela psicanalista, escritora e palestrante sobre prevenção e cuidado de vítimas de abusos, Viviane Vaz.

Na quinta-feira, as 14h30, a advogada Glaucia Silva Leite coloca em destaque a proteção jurídica de crianças e adolescentes: combatendo a violência sexual e doméstica. Na sequência, às 16h, a psicóloga Nilma Neide fala aos participantes sobre o tema “Distúrbios de comportamento e transtornos emocionais”.

Já na sexta-feira (13), às 14h, a sexóloga Debora Mariano fala sobre prevenção ao abuso sexual infantil – Identificando sinais de abuso e violência sexual. Logo após, a partir das 15h, a vulnerabilidade da criança atípica é tema da palestra ministrada pelo professor especialista em psicopedagogia e analista de comportamento, Celso Cavalheiro.

No sábado (14), às 14h30, a advogada especialista em Direito Digital, Dayane Lupoli, fala sobre redes sociais eguras. Às 16h, fechando o ciclo de palestras, a psicanalista Ângela Maria Coimbra apresenta a palestra “Autolesão e suicídio em crianças e adolescentes”.

Depois do casamento triunfal do casal, com mais de 10 mil convidados, na Cidade do Natal em 2022, a família do Senhor e Senhora Rena está crescendo e, no sábado (14), em um pocket show, com direito a bailarinos, cantores ao vivo e efeitos especiais, será realizado o chá revelação do bebê que estão esperando. Após a revelação, o público será convidado a ajudar a escolher o nome da reninha, votando pelo Instagram do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros