Brasil registrou 400 mil novos casos de covid-19 em uma semana

Já o Mato Grosso do Sul contabilizou três mortes pelo vírus a cada 24 horas

Por

Por Vinícius Reis

Após quatro meses sem altas nos casos de covid-19, o Brasil registrou entre os dias 26 de junho e dois de julho um número significativo de infecções. Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostram que a 26° semana do ano teve 409.888 contaminações pelo coronavírus. Os últimos registros com mais de 400 mil infecções no país entre sete dias ocorreram em fevereiro deste ano.

Com 122 óbitos registrados nas últimas 24 horas, o número médio de vítimas fatais chegou a 214,4, um aumento de 53% em relação há duas semanas, e segue em crescimento há 12 dias. Já a média móvel de novos casos subiu 57,5% nesta segunda. Com 45.501 diagnósticos, o índice também segue em alta por 12 dias.

Em Mato Grosso do Sul, na última semana foram confirmados mais de quatro mil novos casos e 19 pessoas morreram por covid-19. As vítimas tinham entre 56 e 98 anos e a maior parte delas eram de Campo Grande. Desde o começo da pandemia, em 2020, foram confirmadas 553,2 mil infecções em território estadual, dos quais 536,7 mil se recuperaram. Por outro lado, 10.645 faleceram.

De acordo com o médico infectologista Julio Croda, o crescimento das infecções é resultado das aglomerações em locais fechados e também da retirada das máscaras. “Um dos principais combates do vírus da covid-19, com toda certeza, é a vacinação. Nosso estado teve, desde o início, uma grande campanha de conscientização para a população ir se vacinar, e isso ainda vem acontecendo. Então, é muito importante vacinar e continuar usando máscara, para que isso não possa se tornar uma outra pandemia” conclui.

O Ministério da Saúde enviou nesta última terça-feira 70 mil doses de vacina para reforçar a imunização contra a covid-19. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu mais de 6 milhões de vacinas para a imunização desde o início da pandemia.

A aplicação do imunizante contra a covid-19 está liberada para qualquer pessoa a partir dos cinco anos de idade. A segunda dose será aplicada de acordo com o cartão de vacina, e também estão disponíveis a terceira e quarta doses para a população campo-grandense.

O atendimento funciona das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45, em todas as unidades básicas de saúde e na clínica escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).