Grandes focos de incêndio no Pantanal foram controlados nesta sexta

Ação dos bombeiros foram realizadas em terra e ar durante seis dias

29/09/2023 00h00 - Atualizado em 29/09/2023 às 23h10

Por redação

Na manhã desta sexta-feira (29), durante um sobrevoo na região do Pantanal do Rio Negro, foi confirmada a extinção dos grandes focos de incêndio, eliminando a necessidade de continuar com a atuação do Grupamento de Operações Aéreas. Após seis dias de combate, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul controlou os incêndios florestais em três áreas diferentes do Pantanal.

Apesar da situação estar controlada, uma equipe dos bombeiros permanecerá na área para monitorar eventuais pequenos focos dentro da região já afetada pelo fogo. As demais equipes que estavam mobilizadas no local retornarão às cidades de Aquidauana e Miranda, mantendo-se prontas para futuras operações de combate a incêndios florestais.

Em meio a condições atmosféricas e climáticas extremas, o trabalho de extinção foi realizado por terra e ar, com apoio da aeronave ‘air tractor’ – que transporta até três mil litros de água para áreas de difícil acesso. Ao longo da semana, algumas regiões do estado, inclusive o Pantanal, registraram altas temperaturas e os termômetros chegaram a marcar 42,9°C.

Além das altas temperaturas, os bombeiros em ação no controle das chamas também enfrentaram ventos fortes e baixa umidade relativa do ar. Todo este cenário contribuiu para a rápida propagação do fogo, além de reignição e ainda prejudicou os combatentes. O trabalho coordenado das equipes por terra e ar, além dos reforços de equipes da região pantaneira, garantiu a extinção das chamas.

O foco de maior intensidade, que exigiu mais empenho para contenção e onde o monitoramento continua, estava localizado na região do Rio Negro, onde as atividades para extinção foram iniciadas no domingo (24). Até ontem (28) a área queimada era de 1,3 mil hectares, com aumento significativo na terça-feira (27) e quarta-feira (26), devido as condições climáticas.

“Todos os incêndios que estavam sendo combatidos foram finalizados e aquele de Rio Negro está em monitoramento. Que foi reforçado, agora de manhã com mais quatro guarnições. Uma vai reforçar o atendimento em Aquidauana e três em Corumbá, e vão ficar a pronto emprego, para caso haja necessidade de combate, eles vão imediatamente para o local”, disse a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do Centro de Proteção Ambiental (CPA), responsável pelo monitoramento de incêndios florestais no estado.

O Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, em Campo Grande, é responsável pelo monitoramento de focos de incêndio via satélite 24h por dia, gerenciando as guarnições em campo para o acesso e combate a novos focos que surgirem.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros