Lei de licença-paternidade deve ser regulamentada pelo Congresso, determina STF

Parlamentares terão 18 meses para criar as regras do benefício

27/09/2023 00h00 - Atualizado em 02/10/2023 às 22h10

Por redação

Período de licença-paternidade deve aumentar no país. Nesta sexta-feira (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da determinação que Congresso regulamente a legislação que estabeleça a efetivação da licença. Medida obteve maioria dos votos da casa, sendo aprovada por 7 a 1.

Conforme a decisão, os parlamentares possuem um período de 18 meses para estabelecer as diretrizes desse benefício. Em caso de falta de aprovação, a licença-paternidade será regida pelas mesmas regras da licença-maternidade, que atualmente possui uma duração de 120 dias

A maioria dos ministros votou para declarar a omissão do Congresso na regulamentação da licença para os pais, que foi garantida na Constituição, mas desde a promulgação não foi regulamentada.

Decisão da Corte foi tomada a partir de uma ação protocolada em 2012 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). O julgamento ocorre no plenário virtual e vai até 6 de outubro.

Pela modalidade virtual, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento é aberto com o voto do relator. Em seguida, os demais ministros passam a votar até o horário limite estabelecido pelo sistema.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros