Por redação
Campo Grande iniciou uma nova fase de arborização urbana. A etapa consiste na implementação de um software dedicado à gestão da arborização, além de serviços de suporte técnico, treinamentos, garantia de atualização e manutenção evolutiva. Assinatura da ordem de serviço pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) foi realizada na última quarta-feira (27).
A aquisição do sistema Arbolink possibilitará maior eficiência nos trabalhos de controle e manejo da arborização, redução de custos operacionais, além de minimizar o risco de acidentes, danos e prejuízos das mais variadas proporções, que podem ser causados pelas árvores. Por meio dessa ferramenta, será possível obter informações consolidadas para um planejamento adequado da gestão da arborização municipal, onde todas as etapas e procedimentos estarão interligados digitalmente, eliminando a utilização de papel que resultará em celeridade nos procedimentos e economia à gestão.
A prefeita, Adriane Lopes, destacou como a gestão tem implementado o desenvolvimento sustentável e econômico na capital “Vamos seguir com compromisso e empenho com a sustentabilidade, buscando políticas de desenvolvimento econômico para a cidade, sendo elas sustentáveis. E através da tecnologia avançaremos ainda mais no cuidado com a nossa floresta urbana”.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, este foi mais um passo na consolidação de um trabalho reconhecido mundialmente. “Estamos não só prestigiando o meio ambiente, a política de arborização, mas sim evoluindo num desenvolvimento sustentável inteligente, moderno, onde mais um serviço será realizado de forma digital. Nada mais sustentável e inteligente que oferecer ferramentas digitais, inclusivas, de controle e transparência a serviço da população, além de agradecer as parcerias com empresas e instituições que atuam na preservação ambiental e sabem do comprometimento da gestão com essa temática fundamental à vida”.
Luiz Cesar Ribeiro, diretor de projetos e tecnologia da Agetec, pontuou o empenho das equipes técnicas para a formalização do projeto. “É um trabalho que vem sendo desenvolvido a muitas mãos, toda a capitania e a inteligência, o viés intelectual do projeto de própria parte da Semadur em que a Agetec apoiou para o desenvolvimento de um processo de escolha de uma solução que se adeque da melhor maneira possível para as necessidades da pasta.