Por redação
As obras na avenida Senador Filinto Muller, em frente ao Lago do Amor, devem ser finalizadas nesta terça-feira (26), após mais de cinco meses de execução. Nesta etapa final, são realizados plantio de grama no aterro, a implantação da sinalização horizontal e vertical e a limpeza da via.
As reformas iniciaram em abril, cerca de quatro meses após a as chuvas de janeiro provocarem erosão da pista de rolamento no Lago do Amor, o que ocasionou o desabamento de parte da estrutura.
Antes do início das reformas, a pista ficou de janeiro a abril interditada. Em agosto, o local foi reaberto parcialmente.
A Secretaria Municipal De Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), responsável pelas obras, informou que foi feita a barragem com mais de 7 mil metros cúbicos de aterro. Isso impedirá novos desmoronamentos em períodos de chuvas fortes. As reformas contaram com 500 viagens de caminhão do local onde o material estava até a obra.
A estrutura de contenção que caiu com a enxurrada era feita de trilhos e paredes de concreto, com altura de cinco metros. Além de colocar aterro nos 170 metros na margem da Avenida no sentido centro/bairro, está sendo plantada grama para evitar que a chuva arraste a terra que protege a barreira de contenção.
Outra obra importante executada pela Sisep é o vertedouro, que tem a função de controlar a vazão da água do Lago do Amor. O vertedouro que já existe controla naturalmente o volume de água que desce para o córrego. A que foi construída terá o controle manual da comporta, ou seja, quando o nível da água do Lago subir no período de chuva, é liberada quantidade maior de água.
Além da sinalização de trânsito, nesta terça-feira será feita a ciclofaixa, ao lado do passeio no sentido centro/bairro. Por isso, em alguns momentos a pista poderá ser interditada para garantir a segurança dos trabalhadores e usuários da via.