Por redação
Os Estados Unidos da América (EUA) devem anunciar até o final de semana a inclusão de Israel na lista de países que podem adentrar o território estadunidense sem visto por três meses. Até o momento, cerca de outros 40 países possuem essa permissão.
Informações veículadas pelo Estadão apontam que autoridades dos EUA dizem que o anúncio da entrada de Israel no Programa de Isenção de Visto está planejado para o final da semana, pouco antes do final do ano orçamentário federal no sábado, que é o prazo para a admissão de Israel sem a necessidade de requalificação para elegibilidade no próximo ano.
O anúncio deve ser realizado pelo secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas na quinta-feira (28). Segundo o site de notícias, as autoridades norte-americanas receberam recomendação do secretário de Estado, Antony Blinken a admissão israelita, de acordo com cinco autoridades familiarizadas com o assunto que falaram no domingo sob condição de anonimato porque a decisão ainda não foi tomada.
A isenção de vistos para entrar nos Estados Unidos permite que viajantes estrangeiros de determinados países tenham a oportunidade de permanecer por tempo igual ou inferior a 90 dias sem a necessidade de um visto. É importante que a motivação da viagem seja turismo ou negócios.
São exemplos de países já incluídos pelo governo estadunidense: Reino Unido, Suíça, Singapura, San Marino, Taiwan, Suécia, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Chile, Coreia do Sul, Eslováquia, Dinamarca e outros.