Por redação
O alerta de perigo intenso da onda de calor que passa pelo país continua até terça-feira (26). Mato Grosso do Sul e mais oito estados estão com sinal vermelho para as altas temperaturas, que podem ficar até 5ºC acima da média. O ápice deve ser neste final de semana, com possibilidade de até 43ºC em MS.
Conforme o Inmet, as temperaturas podem ficar acima da média, por um período maior que cinco dias. O aviso alerta, ainda, para risco de hipertermia, isto é, quando a temperatura corporal fica mais alta do que o comum.
A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) indica que os termômetros podem marcar entre 40ºC e 43ºC. Aliado a previsão de altas temperaturas, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar entre 10-20%.
"Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia", recomendam os especialistas do Cemtec-MS. O Centro de Monitoramento afirma, ainda, que há probabilidade de serem atingidos os recordes de temperatura máxima e os baixos valores de umidade relativa do ar do ano.
Além do estado, entram sob alerta vermelho Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás e Tocantins. O aviso vermelho do Inmet indica grande perigo.