Meio acadêmico e ciência: a união benéfica para o desenvolvimento da sociedade

Na hora de buscar uma Instituição de Ensino Superior, é interessante dar prioridade àquelas que incentivam a pesquisa científica

20/09/2023 00h00 - Atualizado em 21/09/2023 às 19h09

Por Victória Bissaco

A vida acadêmica é inexiste sem ciência. A pesquisa científica é um dos pilares das universidades e faculdades, e desempenha um papel de extrema importância na expansão do conhecimento, desenvolvimento da sociedade e até no crescimento profissional e pessoal dos estudantes e professores.

É por meio dela que a sociedade acadêmica consegue o avanço do conhecimento em todas as disciplinas. A ciência capacita as pessoas a investigarem questões complexas, realizar descobertas inovadoras e desvendar novas perspectivas. É possível, ainda, ampliar os limites do entendimento e pavimentar o caminho para o desenvolvimento contínuo.

Um dos autores que discute a importância da ciência é o astrofísico, cosmólogo e divulgador científico que escreveu extensivamente sobre a relevância da ciência para a sociedade, Carl Sagan. O cientista escreveu obras que enfatizam o papel crucial da ciência na busca pela verdade, na tomada de decisões informadas e na compreensão do universo e do nosso lugar nele.

A pesquisa acadêmica não beneficia apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral. Ela aborda questões sociais, econômicas, ambientais e de saúde que afetam a todos.

O artigo "COVID-19: A importância da pesquisa científica", dos autores Thais Vilela de Sousa, Lorena Morena Rosa Melchior, Micaelle Costa Gondim, Ricardo Costa da Silva, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha e Iel Marciano de Moraes Filho, destaca os benefícios da ciência durante a pandemia de Covid-19. O artigo foi divulgado em 2020, no primeiro ano de pandemia, quando a ciência ainda caminhava com as descobertas da doença.

Para os autores, as universidade e faculdades foram fundamentais para o desenvolvimento dos avanços científicos durante o período. "As Instituições de Ensino Superior (IES) que capacitam seus alunos dentro de uma perspectiva de ensino baseada na tríade “ensino, pesquisa e extensão”, nunca foram tão importantes para o que nos aflige neste momento, pois corroboram de maneira inerente na busca incessante pelo conhecimento".

No país, a pesquisa científica é incentivida e fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, oferece bolsas para pesquisadores e reconhece as IES que atuam na propagação da ciência no país.

Em julho, o CNPq reconheceu a Faculdade Insted, por meio do setor de Pesquisa (iniciação científica) e Extensão, como uma instituição de pesquisa oficialmente cadastrada pelo Diretório de Instituições de Ensino Superior do CNPq/MEC.

A Faculdade Insted também possui a Revista Camalotes (RECAM), guiada pelo editor-chefe Prof. Dr. Fábio do Vale. Em cinco anos de existência, são mais de 50 publicações entre artigos e e-books em diversas revistas e periódicos do Brasil.

LINK|-|https://insted.edu.br/|-|Conheça a Insted


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros