Por redação
Mato Grosso do Sul recebe diversos representantes dos órgãos de controle interno dos estados, do Distrito Federal, das capitais e da União, para o Encontro Nacional de Controle Interno. Essa é a primeira vez que o estado sedia o evento, realizado anualmente para debater assuntos e propor soluções de interesse das controladorias do Brasil.
O encontro visa contribuir com pautas para pessoas de diferentes segmentos e trará temas da atualidade, inovação digital, tecnologia e saúde metal, Auditoria Interna, LAC (Lei Anticorrupção) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ESG. O evento será realizado hoje e amanhã (21), na Capital.
O governador Eduardo Riedel participou da abertura do evento e destacou a relevância das ações do Governo do Estado, desenvolvidas para garantir transparência e segurança. “A gente tem que buscar melhoria de processo, eficiência cada vez mais".
A abertura do XIX Encontro Nacional de Controle Interno contou ainda om a participação do secretário Pedro Arlei Caravina (Segov), Ana Ali (PGE), Carlos Eduardo Girão de Arruda (controlador-geral do Estado), Rodrigo Fontenelle (presidente do Conaci), Jerson Domingos (presidente do TCE-MS) e Alexandre Magno Benites de Lacerda (procurador-geral de Justiça do Ministério Público).
A Controladoria-Geral do Estado desempenha atribuições de controle interno, nas funções auditoria governamental, correição e ouvidoria, no incremento da transparência da gestão e no fomento ao controle social.
Em maio deste ano, a CGE-MS obteve o melhor índice na avaliação da Aplicação do Modelo de Governança e Gestão: Bronze 4, com nota 88,65 (em uma escala de 0 a 100). O certificado foi concedido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.