Por redação
Neste ano, setembro está sendo marcado por intensas ondas de calor em várias regiões do país. O estado de Mato Grosso do Sul está em alerta vermelho de grande perigo até as 18h de domingo (24). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil, este alerta é emitido quando a previsão aponta para a possibilidade de um fenômeno meteorológico de extrema intensidade, com possibilidade de ocorrência de danos significativos e riscos para a segurança pública e vida humana.
Conforme dados do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec), a causa desta condição no estado é a atuação de um bloqueio atmosférico. Apenas neste mês de setembro, 18 cidades bateram recordes de temperatura. Entre os municípios que ultrapassaram os 40°C no último domingo (17) estão: Pedro Gomes (40,7°C), com o calor mais intenso do Brasil em 2023, Água Clara (40,6°C) e Porto Murtinho (40,3°C).
Destas 18 cidades, em 11 houve quebra de recordes no domingo (17). Coxim, Laguna Carapã e Rio Brilhante, por exemplo, atingiram 38°C. A segunda-feira (20) também teve calor intenso, com registro de 36°C em Campo Grande, maior temperatura da Capital em 2023, e 39,3°C em Três Lagoas.
Cuidados necessários
Com o clima quente e seco, os cuidados devem ser redobrados para que o prejuízo seja menor. Além da hidratação e de uma boa alimentação, é recomendável arejar os ambientes fechados regularmente, evitar a prática de exercícios físicos entre 10 e 16 horas, lavar tapetes e cortinas com frequência, aspirar e limpar todos os locais que possam acumular poeira, colocar uma bacia de água no ambiente para ajudar a evitar o ressecamento da mucosa respiratória e aliviar desconfortos em crises alérgicas já manifestadas.