Por redação
Mato Grosso do Sul passa a comemorar 07 de junho como o Dia Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Tourette. A campanha tem como objetivo informar sobre a síndrome e a necessidade de apoio aos pacientes e divulgar os tratamentos adequados.
O Hospital Israelita Albert Sabin explica que a Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsicológico associado a uma variedade de alterações em padrões emocionais e relativos aos comportamentos.
O transtorno é caracterizado pela ocorrência conjunta de tiques motores e fônicos, principalmente recorrentes durante a infância. A Tourette tem tratamento, no entanto, não possui cura.
A proposta é de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). O autor justificou que a proposta foi criada para "esclarecer a comunidade sobre as causas da Síndrome de Tourette, divulgar os tratamentos adequados, informar sobre a necessidade de apoio familiar e da comunidade aos pacientes e promover campanhas educativas”.
Ainda, segundo o Hospital Israelita, embora rara, parece haver um crescimento no diagnóstico da Síndrome Tourette. "Parte disso se deve ao maior conhecimento sobre a condição", diz a publicação. Com a aprovação, a matéria segue para análise das comissões de mérito.