Por redação
Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que quatro a cada 10 pequenos empresários utiliza cartões de crédito para financiamentos. O estudo aponta dificuldade dos pequenos empresários em conseguir linhas de crédito junto a instituições financeiras.
A pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil 2023” foi realizada com 6.237 pequenos empreendedores. Destes 39% denotaram o uso do cartão de crédito como modalidade de financiamento.
O levantamento, ainda, aponta que 54% dos entrevistados tiveram linhas de crédito negadas por bancos do país. Após o cartão de crédito, a segunda modalidade de financiamento mais usadas pelos empresários de pequeno porte são pagamento de fornecedores a prazo (20%).
Depois vêm cheque especial (7%), dinheiro de amigos e parentes (7%), chegando a empréstimo em bancos privados (7%) e empréstimo em bancos oficiais (4%).
A série histórica da pesquisa (iniciada em 2013) mostra uma queda significativa na modalidade de pagamento de fornecedores a prazo, que já foi a principal fonte de financiamento (67% dos empresários em 2015).