Por redação
Nesta segunda-feira (18), o estado de Mato Grosso do Sul recebe a entrega do Centro de Operações de Rede (COR). O local é um ambiente baseado na Infovia Digital, que prevê a conexão de políticas públicas, segurança de sistemas, sistemas informatizados e melhoria na gestão de contratos e processos administrativos.
A inauguração será realizada às 16h, pelo governador Eduardo Riedel. Conforme a Assessoria de Comunicação do Governo, o COR marca a parceria público-privada firmada entre o Estado e a empresa Sonda. O contrato prevê a prestação de serviços de transporte de dados, voz e imagem para todos os equipamentos das unidades públicas estaduais.
São 7 mil quilômetros de fibra óptica instalados, que ligam os 79 municípios estaduais, com uma rede de conectividade. Na prática, como a rede de fibra óptica é dedicada, os serviços permitem a conexão interna (intranet) ligando todos os 1.634 pontos do Estado.
Em um futuro projeto de extensão, a rede poderá oferecer serviços de alta demanda de banda, como vídeo monitoramento, diagnóstico de imagens médicas, ensino à distância. A previsão é de que o projeto seja inteiramente concluído no estado até 2024.
Outra novidade é o Centro de Controle e Monitoramento (CCM) também entregue hoje às polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. O espaço terá estrutura física realizada pela Infovia Digital e reforço à segurança pública por meio do vídeo monitoramento com câmeras OCR, instaladas pela parceria, e que oferecem o reconhecimento de placas de veículos e imagens de alta precisão.
Além disso a Infovia Digital proporciona o incentivo à conectividade do cidadão por meio da implantação de wi-fi com acesso gratuito em 129 praças públicas em todas as cidades do Estado.
Na Capital o acesso a internet gratuita será disponibilizado no Parque do Sol, Praça do Peixe, Praça Bosque da Paz, Praça Recanto dos Pássaros e Praça República da Bolívia. As outras localidades, dos 78 municípios restantes, ainda não possuem locais definidos.