Meteorologia aumenta grau de perigo de onda de calor em MS

Conforme novo aviso do Inmet, altas temperaturas podem ocasionar hipertermia, que pode levar a morte

16/09/2023 00h00 - Atualizado em 21/09/2023 às 20h27

Por redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de perigo sobre a onda de calor que passa pelo Mato Grosso do Sul nessa semana. O grau de perigo agora é grande. Cuidados com a saúde devem ser redobrados. O aviso é válido até domingo (24).

Conforme o Inmet, as temperaturas no estado podem ficar 5ºC acima da média, por um período maior que cinco dias. O aviso alerta, ainda, para risco de hipertermia, isto é, quando a temperatura corporal fica mais alta do que o comum, de 36ºC-37ºC.

Em Mato Grosso do Sul, todos os municípios entram sob alerta. Aliado à previsão de altas temperaturas, esperam-se ainda baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% a 20%.

Campo Grande terá mínima de 23°C e máxima de 35°C. Em Dourados, 22°C pela manhã e 37ºC pela tarde. Aquidauana terá variação entre 25°C e 38°C. No sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 26°C e atinge 39°C.

Referência em meteorologia no estado, Natalio Abraão alerta para os cuidados à saúde que devem ser redobrados neste tempo seco e quente. Conforme o meteorologista, é importante ingerir bastante água, evitar exposição direta ao sol por mais de 2h, utilizar protetor solar com FPS acima de 30, bem como roupas e acessórios que protejam do sol.

Para quem tem problemas respiratórios, como rinite e sinusite, a dica é hidratar bem as narinas. "Uso de ar condicionado até duas horas da tarde e, depois, abrir e ventilação natural. Para escolas, a tarde, evitem exposição das crianças ao sol", orienta o especialista.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros