Por redação
O país agora terá uma plataforma digital voltada para a reunião de informações e análise de dados ligados ao setor dos Direitos Humanos. O Observatório Nacional de Direitos Humanos promete auxiliar na criação de políticas públicas inclusivas. A portaria com orientações para a plataforma foi publicada nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União.
A plataforma é ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e incluirá dados de censos, pesquisas e amostras disponibilizadas por instituições como o disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), o Judiciário e o sistema de segurança pública.
Em nota, o MDHC explicou que os dados sobre públicos são considerados prioritários para as ações do governo, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade.
A criação do Observatório é foi firmada, na última sexta-feira (15), entre um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para a realização de estudos sobre a execução de políticas de direitos humanos e cidadania.
A ferramenta será coordenada pela secretaria executiva do MDHC, que também promoverá articulação e parcerias institucionais para acesso à base de dados e a troca de informações necessárias à construção dos indicadores.