Por redação
A partir de outubro, a região central de Campo Grande ficará mais moderna com a instalação de fibra óptica. O novo serviço moderno impactará positivamente na mobilidade urbana, a segurança pública e a conexão tecnológica. A previsão de início das instalações é para outubro, após a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação.
O prazo para finalização do serviço é de 120 dias, ou seja, até janeiro de 2024. A adjudicação do contrato foi publicada em Diário Oficial e a empresa Brasil – MW Teleinformática LTDA foi a vencedora, apresentando proposta de R$ 8.537.914,96.
O projeto de Tecnologia da Informação prevê a instalação de mais de 27 km de fibra óptica no quadrilátero central (mais de 100 quadras) e Rua Rui Barbosa, além de 75 câmeras de videomonitoramento na área central e 43 na Rui Barbosa. Também serão instaladas 10 câmeras nas estações de embarque e desembarque (duas em cada estação).
Essa tecnologia vai permitir que os semáforos sejam conectados por fibra óptica, garantindo mais agilidade no trânsito, e o acesso gratuito via wifi para toda a população. Já as câmeras de videomonitoramento vão ajudar na segurança da região.
A coordenadora do Reviva Campo Grande e Subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos do Município, Catiana Sabadin elenca as melhorias a serem obtidas com a instalação. “Permite a instalação de tecnologias de mobilidade, com sensores nas vias. E, especialmente as câmeras, é uma questão muito solicitada pelos comerciantes da área central, que vai permitir que elas sejam integradas à Central de Monitoramento da Guarda Civil Metropolitana, que vai poder melhorar a segurança no local”.
A fibra óptica é uma tecnologia que chegou para revolucionar a transmissão de dados virtuais. Com ela, os usuários de redes móveis terão maior segurança e velocidade de conexão muito mais alta. Ainda, quem utiliza rede wi-fi terá estabilidade do sinal mais alta.