Por Victória Bissaco
A noite desta sexta-feira (15) foi marcada pela inauguração do 1º Parque Tecnológico de Campo Grande, o ParkTec CG. A cerimônia reuniu diversas autoridades, como a prefeita Adriane Lopes e a senador por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, e empresários.
O espaço poderá ser utilizado por empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições a fim da promoção do desenvolvimento tecnológico e inovação. No local, foram estão disponíveis sala de reuniões, estúdio para podcast e videocast, ambientes compartilhados e uma espécie de sala de aula.
A prefeita Adriane Lopes define o espaço como um marco significativo, que impulsiona Campo Grande como a capital das oportunidades no país. " É um momento grande. Isso vai mudar a matriz econômica e nos projetar para novos rumos", definiu durante discurso.
O objetivo do ParkTec CG é trabalhar na colaboração entre empresas, startups, instituições de ensino e profissionais renomados do setor, acelerando a inovação e promovendo um crescimento sustentável. Inclusive, possui inspirações e parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, que conta com mais de 300 empresas vinculadas à organização.
O diretor-geral do empreendimento paulista esteve presenta na cerimônia e destacou a importância da inauguração do ParkTec CG. "Podemos destacar a Rota Bioceânica, com todos adicionais em andamento na Capital e em seu setor de destaque que é o agronegócio, propulsores onde teremos inovações regionais para startups, pesquisadores e investidores de políticas públicas”.
O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine afirma que o ParkTec CG auxiliará no desevolvimento dos acadêmicos, empresários e da população em geral. "A implantação do Parque Tecnológico transforma a teoria em soluções práticas junto com as empresas, o desenvolvimento econômico de todo o município, onde tudo depende de educação e inovação".
O evento também foi prestigiado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck, o deputado federal Luiz Ovando (PP), a senadora Tereza Cristina (PP), o deputado estadual Lídio Lopes (Patri) e até pelo senador paraguaio Edgar Lopes.
O Parque Tecnológico surge como um epicentro de colaboração entre empresas, instituições de ensino e startups, com a missão de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. Na capital, promete impulsionar a criação de empregos, estimular a criatividade e fortalecer a economia local.
A senadora Tereza Crisitina destacou os feitos da atual prefeita. "Aqui estão cérebros e uma rede de pessoas que buscam soluções com parceiros dentro da iniciativa privada, governos e universidades".
Além disso, ele se tornará um espaço de capacitação e networking, abrigando incubadoras de startups, laboratórios de pesquisa avançada e programas de treinamento, que visam desenvolver as habilidades da força de trabalho local.
O primeiro Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande está localizado na Avenida Rachid Neder, nº 760, Bairro Monte Castelo.