Hospital veterinário para animais silvestres de MS é o mais moderno da América Latina

Novo hospital foi inaugurado nesta quinta-feira (14) e atenderá animais do Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica

11/09/2023 00h00 - Atualizado em 16/09/2023 às 20h05

Por Victória Bissaco e Vinícius Reis

Mato Grosso do Sul se torna referência no atendimento veterinário de animais silvestres na América Latina com o hospital veterinário "Ayty", inaugurado nesta quinta-feira (14). São mais de mil metros quadrados destinados para o cuidado de animais de diversas espécies do Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

O recanto de cuidados com animais silvestres fica localizado no Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande. São sete médicos veterinários e especialistas para manter o funcionamento do ambulatório, salas de ultrassom e raio-x, centro cirúrgico, salas de quarentena, solários de aves e répteis, clínicas, salas de triagem e isolamento, câmara fria, e mais locais de atendimento.

O governador Eduardo Riedel destacou durante o evento de lançamento que o novo hospital agrega a conscientização sobre a biodiversidade existente em Mato Grosso do Sul. "São três biomas. Com o hospital, vamos entregar a devida relevância que os animais merecem com os mais de 2000 atendimentos que fazemos, agora também com o CRAS de Corumbá para podermos encaminhar para cá".

O Ayty terá um total de 15 servidores e técnicos em atuação. O investimento para construção do hospital em uma área anexa ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), criado em 1987 e pioneiro no mundo em procedimentos avançados em próteses para animais, foi de R$ 5,1 milhões.

O médico veterinário Lucas Cazati destaca que o atendimento aos animais silvestres será ampliado e modernizado a partir da inauguração. Segundo o profissional, o local fará triagem dos animais, que podem, então, ser devidamente transferidos ao CRAS para os procedimentos específicos.

Os atendimentos serão destinados 100% aos animais silvestres dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Outro ponto importante da nova estrutura é o impulso na pesquisa científica. Conforme explicou o médico veterinário, a unidade receberá pós-graduandos com "com volume muito forte em pesquisa científica".

A construção do Hospital Ayty integra um projeto do CRAS concebido em 2020, pelo então governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruk. A estrutura atenderá animais atropelados, vítimas de incêndio e até na reabilitação de órfãos. Tudo a fim de reinserí-los na natureza.

Azambuja destacou a excelência em atendimentos do CRAS. "Uma história muito bonita. Praticamente 80% dos animais acidentados ou com algum tipo de enfermidade saem recuperados. É um nível de resolutividade muito bom".

O secretário Jaime Verruck afirma que Hospital "Ayty" vai além do atendimento e recuperação da vida silvestre, mas também no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. "Vamos oferecer aqui a primeira residência médica veterinária em animais silvestres do Brasil".


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros