Por Victória Bissaco
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 40% de proprietários de veículos da montadora sul-coreana Kia Motors deixaram de lado a manutenção e revisão dos veículos. A falta do recall de 10 modelos pode levar à perda do licenciamento no estado.
Conforme balanço divulgado pela Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), 154 de 410 carros no Estado não passaram pela correção em componentes que podem incluir o interruptor das luzes de freio, flauta de combustível, fusível da caixa de junção da hecu e multifusível da caixa de junção.
Os dados constam nos relatórios enviados pela empresa. O site do Procon estadual lista desde abril o andamento de recall dos modelos Carens, Carnival, Cerato, Magentis, Mohave, Opirus, Sorento, Soul, Sportage e Sportage (3ª Geração).
O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) responsabiliza à montadora o processo de informar às autoridades e aos consumidores problemas com produtos ou serviços. Todo o processo de reparo ou de substituição de peças deve ser gratuito é gratuito.
As regras sobre o recall de veículos foram atualizadas em abril de 2021 e, desde então, passou a ser obrigatório o atendimento aos recalls emitidos pelos fabricantes, não sendo possível licenciar o veículo caso o reparo não seja realizado.
O Procon-MS orienta aos consumidores que busquem a Kia Motors para reparo ou troca de peças. Caso o problema deixe de ser solucionado, busquem a Superintendência por meio do registro de reclamação no site ou nas unidades de atendimento presencial.