Capital inaugura sexta-feira unidade de saúde voltada ao cuidado materno-infantil

Programa ofertará desde consultas especializadas a exames das mais diversas especialidades

10/09/2023 00h00 - Atualizado em 13/09/2023 às 22h09

Por redação

As mulheres residentes de Campo Grande terão uma nova unidade de saúde, localizada na rua João Ramão Canteiro, Vila Manoel da Costa Lima, voltada ao reforço do cuidado materno-infantil. A inauguração do espaço será realizada na sexta-feira (15).

O “Saúde Delas, Centro de Referência da Mulher – Atendimento Materno Infantil ” é um serviço inédito no âmbito da Rede Municipal de Saúde e ofertará desde consultas especializadas a exames das mais diversas especialidades. Os atendimentos serão realizados mediante encaminhamento via Atenção Primária.

A nova unidade, que se tornará um complexo de saúde, tem por objetivo dar melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento aos pacientes, tendo uma estrutura e ambiência mais adequada.

No ambulatório especializado de atendimento à mulher serão ofertados os seguintes serviços: Consulta em Gestação de Alto Risco; Consulta em Mastologia; Consulta em Planejamento Familiar; Consulta em Urologia – Planejamento Familiar; Consulta no Climatério; Serviço de Patologia Cervical; Nutrição; Consulta em Enfermagem; Serviço de Ultrassonografia.

É nessa especialidade que é realizado o acolhimento à paciente e ao casal com orientações, entrevista e palestra de inserção ao planejamento familiar, saúde da mulher e saúde reprodutiva.

Já no ambulatório especializado no atendimento à criança serão ofertados os serviços e atendimentos em Consulta em Homeopatia; Consulta com Reumatologia pediátrica; Consulta em Cirurgia pediátrica; Consulta em Endocrinologia pediátrica; Consulta em Otorrinolaringologia pediátrica; Nutrição; Fonoaudiologia, Psicologia, Terapeuta Ocupacional, Educação Física, Assistente Social e consulta em Enfermagem

No atendimento à criança, a Saúde Municipal oferta o Programa de Atendimento Multiprofissional de Prevenção a Obesidade Infantil (PAMPOI), atendimento direcionado aos pacientes com sobrepeso ou obesidade, de 05 a 15 anos, realizado pela equipe Multiprofissional, sendo o acesso realizado por encaminhamento da Atenção Primária para as especialidades de Endocrinologia Pediátrica e/ou Nutricionista do Centro de Especialidade Infantil (CEI), via SISREG, e/ou por demanda espontânea, sendo, neste caso, agendado consulta com nutricionista para avaliação.

Ainda, é ofertado o Serviço de Referência em Diabetes Infanto-Juvenil (SEREDI KIDS), com atendimento direcionado aos pacientes portadores de Diabetes tipo 1, de 0 a 17 anos, realizado pela equipe multiprofissional, com a entrega de medicamentos e insumos para controle da doença.

O acesso a estes serviços é feito pelo sistema de regulação – SISREG – com vagas ofertadas para todo Estado, sendo referência Estadual, dentro das pactuações previstas, tendo o cuidado compartilhado com a Atenção Primária, através da referência e contra referência, com monitoramento dos pacientes faltosos e em abandono de tratamento.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros