Estudo mostra que apenas 3 de cada 10 empresários são aprovados para empréstimos

Nível de inadimplência nos pequenos negócios caiu segundo a Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios

10/09/2023 00h00 - Atualizado em 14/09/2023 às 17h18

Por redação

De dez pequenos empresários, somente três conseguem empréstimos em instituições financeiras. O resultado é o pior desde agosto de 2022 e 10% menor do que o apontado pelo levantado em abril. Os dados foram colhidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é inverso a busca de empresários pelos créditos junto a instituições financeiras. Conforme a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, o percentual de empresários que buscou crédito cresceu 5% entre abril e julho. No mês de abril, 27% dos empreendedores tentaram obter empréstimo e em, julho, 32%.

Na visão do Sebrae, além de trabalhar para reduzir a taxa de juros, o país deve apoiar e estimular o surgimento de outros atores no sistema financeiro para ampliar e diversificar a oferta de crédito. As cooperativas de crédito e as Empresas Simples de Crédito (ESC), entre outros agentes, podem facilitar o acesso dessas empresas ao recurso tão necessário para a realização de investimentos que permitam a retomada do crescimento.

O cenário é contrário na inadimplência, que registrou queda no último mês de julho. De acordo com o levantamento, 25% dos pequenos negócios estavam com dívidas em atraso no começo do semestre. O resultado é 2% inferior ao verificado em janeiro, quando a proporção de pequenos negócios inadimplentes havia registrado alta.

Apesar desse movimento, em julho, cresceu a proporção de pequenos negócios que têm 30% ou mais dos seus custos comprometidos por dívidas. Em abril, esse percentual era de 52% dos pequenos negócios. Já a pesquisa feita no começo do semestre mostrou que 56% das empresas estavam nessa situação.

O estudo do Sebrae revela também que, pela primeira vez na série histórica, o aumento dos custos deixou de ser a maior preocupação dos empreendedores. O levantamento aponta ainda uma queda no percentual de empresários que relataram alta nas suas despesas nos últimos 30 dias. Houve um recuo de 10% quando comparado com o levantamento feito no último mês de abril.

De acordo com o levantamento, 32% dos donos de pequenos negócios apontaram o aumento dos custos como principal dificuldade enfrentada no mês de julho, o mesmo percentual de empreendedores que indicaram a falta de clientes como maior preocupação.


Notícias Relacionadas »
📢 Divulgue Para Mais de 15 Milhões de Leitores
MSConecta WhatsApp
O que você deseja? 1 - Divulgar Marca/Negócio 2 - Sugerir Matéria/Denunciar 3 - Ser Colunista 4 - Outros