Por redação
O Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Pix registrou na última quarta-feira (6), um dia anterior ao feriado do Dia da Independência, o recorde de 152,7 milhões de transações em um dia. O total do valor movimentado foi de R$ 76,103 bilhões.
O recorde anterior tinha sido registrado em 4 de agosto, quando ocorreram 142,4 milhões de transações. No mês passado, também foi registrado recorde de chaves cadastradas: 619 milhões de pessoas físicas e 30 milhões de pessoas jurídicas.
No ano passado, o número de operações de pagamento e transferência de valores feitas por meio do Pix chegou a 11,7 bilhões em 2022, 105% acima do registrado no ano anterior.
Os brasileiros fizeram, no ano passado, 163,3 bilhões de transações bancárias nos vários canais de atendimento disponibilizados pelas instituições financeiras, representando um aumento de 30% ante 2021, a maior taxa de crescimento registrada até hoje.
O novo recorde registrado em setembro deste ano, conforme o Banco Central reforçam a forte adesão de pessoas e empresas a modalidade de pagamento. O Pix foi lançado em 2020 e permite a transferência de recursos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia.
Futuramente, estima o Banco Central, a modalidade poderá ser utilizada para pagamentos automáticos. O serviço permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, como contas de energia, telefone, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, seguros e clubes por assinatura.