Por Victória Bissaco
A venda de veículos usados no país aumentou pelo 2º mês consecutivo em agosto, registrando o maior volume do ano. Ao todo, foram 1.372.793 unidades de veículos usados comercializados no país. A venda de novos automóveis, em contrapartida, registrou queda de 10,8% no mês passado em relação ao anterior.
O levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) aponta alta em todos os segmentos de veículos usados em agosto sobre o mês anterior. No ano, o volume é 4,2% acima do registrado nos dois primeiros quadrimestres de 2022.
Os modelos usados com até três anos de fabricação representaram 10,9% do total de transições do mês. No ano, estes veículos acumulam participação de 9,7%. Conforme a Fenabrave, foram 1.017.979 automóveis e comerciais leves vendidos no segmento de usados em agosto.
O mercado de caminhões interrompeu a sequência de quedas, registradas em junho e julho, e cresceu 14,3% sobre o mês anterior. As motocicletas começam a apontar tendência positiva na transação de usados, com alta de 13,9% registrada em agosto sobre julho.
O mercado de novos, no entanto, apresenta leve queda em agosto. Foram comercializadas 207,7 mil unidades, 7,9% menos vendas do que julho. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Ainda, segundo a Associação, os emplacamentos recuaram, "o que já era esperado em função do fim dos descontos oferecidos pelo governo federal para modelos até R$ 120 mil", explica a Anfavea em nota.