Por redação
O desfile cívico que marca o Dia da Independência do país, 07 de setembro, reunirá integrantes de escolas públicas estaduais e municipais, grupamentos militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, além de entidades da sociedade civil organizada. A celebração terá, ainda, shows musicais.
O desfile inicia às 08h10, com a revista à tropa militar nos altos da rua 14 de Julho, com o governador Eduardo Riedel e mais autoridades. Depois, os participantes seguem direto para o palanque oficial, localizado na esquina da avenida Afonso Pena com 13 de maio. Em frente ao palanque das autoridades, acontecem a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado, e do Município, o acendimento da Pira com o Fogo Simbólico da Pátria por estudantes da rede pública de ensino, e a execução do Hino da Independência pela bando do Comando Militar do Oeste.
Este ano, em Campo Grande, mais de 4 mil pessoas vão desfilar em comemoração à data magna do Brasil. O público esperado ao longo da rua 13 de maio (entre as ruas Antônio Maria Coelho e 15 de Novembro) é de aproximadamente 15 mil pessoas. O desfile deve ter a duração de 2 horas.
O desfile contará com 1 mil estudantes da rede pública de ensino estadual e municipal. Logo após seguem tropas à pé do Exército, com a banda da força terrestre. Em seguida é a vez dos militares da Base Aérea de Campo Grande desfilarem, acompanhados da banda da Força Aérea Brasileira, e de aviões C-105 Amazonas, helicóptero H-60 Black Hawk, e a aeronave A-29 Super Tucano.
Os militares da Polícia Militar do Mato Grosso Sul e do Corpo de Bombeiros Militar do MS vêm em seguida, também juntamente com seus respectivos Corpo Musical. Integrantes da Polícia Civil e da Polícia Penal do Estado desfilam logo após.
O evento se encerra com um desfile motorizado com viaturas do Exército, FAB, PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Defesa Civil.